sexta-feira, 31 de maio de 2013

O que o papa Francisco vem fazer no Brasil?

SEXTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2013

O QUE O PAPA FRANCISCO VEM FAZER NO BRASIL?

O que o papa Francisco vem fazer no Brasil?

Jesus Cristo é o único Mediador e Salvador

O QUE O PAPA VEM FAZER NO BRASIL? DE ACORDO COM O CENSO DO IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA) DE 2010, O REBANHO DO CATOLICISMO ATINGE 123 MILHÕES DE ADEPTOS, NO BRASIL, UM NÚMERO AINDA EXPRESSIVO, MAS QUE VEM DIMINUINDO, NOS ÚLTIMOS ANOS, GERANDO UMA CRISE PROFUNDA E APARENTEMENTE IRREVERSÍVEL PARA O ROMANISMO. A GRANDE MAIORIA DOS CATÓLICOS BRASILEIROS É NOMINAL, E UMA BOA PARTE TENDE PARA A PRÁTICA DO ESPIRITISMO. A FIDELIDADE DOS CATÓLICOS TAMBÉM TEM DIMINUÍDO. HÁ ALGUNS ANOS, A IGREJA CATÓLICA EXIBIA EM CADEIA NACIONAL, NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS, A FALA DO PAPA. HOJE, O PRONUNCIAMENTO É GRAVADO, E AS EMISSORAS O EXIBEM QUANDO QUEREM.
EM JULHO, O PAPA FRANCISCO — O ARGENTINO JORGE MARIO BERGOGLIO — VEM AO BRASIL PARA PARTICIPAR DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. SEU STAFF JÁ DEIXOU CLARO QUE A SUA PRIORIDADE, AO VISITAR OS PAÍSES BRASIL, ARGENTINA E CHILE, NESTE ANO, É CONTER O AVANÇO DA IGREJA EVANGÉLICA. ELE TENTARÁ CONVENCER OS CIDADÃOS BRASILEIROS DA IMPORTÂNCIA DA IGREJA CATÓLICA, MOSTRANDO A ELES QUE NÃO EXISTE UMA DIFERENÇA ESSENCIAL OU SIGNIFICATIVA ENTRE A CONFISSÃO CATÓLICA E A EVANGÉLICA. COMO SEMPRE, A PRINCIPAL RAZÃO DA VISITA DO PAPA AO BRASIL É AVIVAR O ROMANISMO, COMBATENDO O EXTRAORDINÁRIO PROGRESSO NUMÉRICO DOS EVANGÉLICOS, ESPECIALMENTE DO SEGMENTO NEOPENTECOSTAL. 

O SIMPÁTICO PAPA FRANCISCO PREGARÁ NO BRASIL A VELHA MENSAGEM ECUMÊNICA, NA ESPERANÇA DE VER O SONHO DE SEUS ANTECESSORES BENTO XVI E JOÃO PAULO II REALIZADO. ESTES TIVERAM O PRIVILÉGIO DE PRESENCIAREM A DERROCADA DO COMUNISMO E O FRACASSO DAS FILEIRAS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO, MAS NÃO CONSEGUIRAM PARAR O AVANÇO DA FÉ EVANGÉLICA NO BRASIL.
PARA ALCANÇAR SEU OBJETIVO, O ROMANISMO TEM EMPREGADO DUAS ESTRATÉGIAS: A EVANGELIZAÇÃO ENTRE AS COMUNIDADES POBRES E A TENTATIVA DO ESTABELECIMENTO DE UMA CONVIVÊNCIA ECUMÊNICA ENTRE EVANGÉLICOS, CATÓLICOS E ESPÍRITAS. A CNBB PROPAGA, HÁ UM BOM TEMPO, TEXTOS ALEGÓRICOS EM FAVOR DO ECUMENISMO. EM UM DELES, JESUS VISITA UM CENTRO ESPÍRITA E, AO DEPARAR-SE COM UMA MÃE-DE-SANTO, AFIRMA: “O REINO DE DEUS JÁ ESTÁ AQUI NO MEIO DE VOCÊS”. E ELA RESPONDE: “MUITO OBRIGADA, JESUS! MAS ISSO A GENTE JÁ SABIA... VOCÊ DEVE TER UM ORIXÁ MUITO BOM. VAMOS DANÇAR, PARA QUE ELE VENHA NOS AJUDAR”. ADEMAIS, É GRANDE A APROXIMAÇÃO ENTRE ASTROS GOSPEL E CANTORES DA MÚSICA CATÓLICA, QUE CANTAM JUNTOS EM EVENTOS E PROGRAMAS DE TELEVISÃO.
LEMBRO-ME DE QUE, HÁ UNS QUINZE ANOS, A REVISTA VEJA ENFATIZOU A RAZÃO DO CRESCIMENTO DOS EVANGÉLICOS, DESTACANDO A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, O ESTÍMULO À LEITURA, A REALIZAÇÃO DE TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES DE DROGAS E A PRESTAÇÃO DE AJUDA A NECESSITADOS. A REPORTAGEM FOI, CLARAMENTE, UMA ALFINETADA NA IGREJA CATÓLICA, QUE DESDE ENTÃO VEM ASSUMINDO UM PAPEL SEMELHANTE AO DOS SEGMENTOS EVANGÉLICOS.
HÁ ALGUNS ANOS, O VATICANO ABRIU AS PORTAS PARA RECEBER A VISITA DO SAUDOSO NILSON DO AMARAL FANINI, ENTÃO PASTOR DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE NITERÓI, RIO DE JANEIRO. O OBJETIVO DA VISITA DO RESPEITADO LÍDER EVANGÉLICO, NA ÉPOCA, FOI TRAÇAR COM O PAPA UMA ESTRATÉGIA QUE VISAVA A RESOLVER ANTIGOS PROBLEMAS ENTRE CATÓLICOS E EVANGÉLICOS. FANINI CHEGOU A DIZER QUE A IGREJA BATISTA, POR SER ANTERIOR À REFORMA PROTESTANTE, NÃO DEVERIA SER CONSIDERADA UMA SEITA EVANGÉLICA PELO CATOLICISMO.
MAS A ESTRATÉGIA DE UNIR AS VERTENTES PROTESTANTE, ESPÍRITA E CATÓLICA, COM O INTUITO DE SOMAR FORÇAS CONTRA INIMIGOS COMUNS, NUNCA DARÁ CERTO. ESSES TRÊS SEGMENTOS POSSUEM OBJETIVOS, CREDOS E MOTIVAÇÕES COMPLETAMENTE DIFERENTES. O EVANGÉLICOS ADORAM AO JESUS DA BÍBLIA, QUE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA (1 JO 5.20), ENQUANTO OS CATÓLICOS E OS ESPÍRITAS ACREDITAM EM UM “OUTRO JESUS” (2 CO 11.4), QUE RECEBE MENOS HONRA DO QUE MARIA. ESTA, SEGUNDO A BÍBLIA, FOI APENAS UMA CRENTE FIEL AGRACIADA POR DEUS, QUE PRECISAVA DO SALVADOR (LC 1.47), E NÃO MEDIADORA OU REDENTORA (1 TM 2.5).
NA VERDADE, TODO ESSE ESFORÇO DO ROMANISMO PARA GANHAR ADEPTOS DE OUTRAS RELIGIÕES, NOS ÚLTIMOS ANOS, LEVA-NOS REFLETIR SOBRE O QUE JESUS DISSE EM MATEUS 7.13,14. A PORTA PARA A SALVAÇÃO É ESTREITA, E SÃO POUCOS OS QUE ENTRAM POR ELA. O ECUMENISMO DA IGREJA CATÓLICA PODE ATÉ ENVOLVER MUITOS CRENTES NOMINAIS, PORÉM OS POUCOS FIÉIS (SL 12.1; 101.6) PERMANECERÃO FIRMES; JAMAIS NEGARÃO A SUA FÉ, HAJA O QUE HOUVER (AP 2.10; 3.11). DEUS NÃO PRIORIZA CRESCIMENTO NUMÉRICO (JO 6.60-69), A NÃO SER QUE ESTE DECORRA DA PREGAÇÃO DA VERDADE. O SENHOR SÓ TEM COMPROMISSO COM QUEM ESTÁ DISPOSTO A SEGUI-LO, ANDANDO COMO ELE ANDOU (LC 9.23; 1 JO 2.6). 

CIRO SANCHES ZIBORDI


Nenhum comentário: