sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Liberdade de expressão de cristãos ameaçada na Europa


Liberdade de expressão de cristãos ameaçada na Europa




2012-11-09 Rádio Vaticana
Roma (RV) - A liberdade de expressão dos cristãos está em perigo em toda a Europa. É o que alertou nesta sexta-feira o Observatório da Intolerância e Discriminação contra os cristãos (OIDAC), durante a conferência internacional da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) que se realizada em Viena, sobre o tema da liberdade de reunião e de associação. 
Os relatórios do Observatório revelam que nos últimos seis anos, foram constatados mais de 800 casos na Europa em que a liberdade dos cristãos de expressar sua fé publicamente foi violada. "Muitos desses casos - explica o sociólogo Massimo Introvigne, chefe do Observatório da Liberdade Religiosa na Itália, patrocinado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, - dizem respeito a proibições e a restrições impostas aos cristãos que desejam expressar publicamente a sua oposição ao casamento do mesmo sexo ou aborto”. 
“Em particular, é muito preocupante que muitos países estão criando o assim chamado “banning mille”, que seria uma milha quadrada ao redor dos hospitais ou clínicas onde os abortos são praticados, ou salas onde celebram casamento do mesmo sexo, onde é proibido qualquer protesto ou distribuição de folhetos críticos”.
"É claro – precisa Introvigne - que quando as autoridades proíbem o manifestações anti-aborto ou contra o casamento gay que usam violência ou ameaças contra as pessoas, simplesmente estão cumprindo com o seu papel”.
No entanto, cada vez mais vem sendo proibidas também manifestações pacíficas. E neste segundo caso, se trata de violação da liberdade dos cristãos em falar sobre assuntos que para eles é fundamental e não negociáveis ". 
O sociólogo conclui advertindo que também existe o risco de adotar dois pesos e duas medidas, e questiona: “Por que deveria haver uma "proibição milhas" em torno das clínicas onde se praticam abortos e não em áreas ao redor das igrejas cristãs, teatro de protestos muitas vezes vulgares e ofensivo? " (JE)


Nenhum comentário: